A Unimed-Rio é uma cooperativa de trabalho médico e possui um Estatuto Social, onde estão previstos os direitos e deveres dos médicos cooperados, que atuam como donos e direcionadores de políticas e também como frente de trabalho. Suas escolhas são feitas em votação durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), instância máxima de decisão da empresa, que elege três conselhos por meio de voto direto, secreto e igualitário.
O primeiro é o Conselho de Administração, que possui cinco diretores executivos e 10 conselheiros vogais, e é renovado a cada quatro anos. Os outros são os Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual) e Técnico (sete efetivo e dois suplentes, renovado a cada quatro anos).
A Diretoria Executiva e os conselhos de Administração, Técnico e Fiscal têm papel estratégico dentro da estrutura de governança corporativa da Unimed-Rio. Em linhas gerais, cabe à Diretoria Executiva supervisionar, orientar, coordenar e impulsionar todas as atividades da cooperativa. Já o Conselho de Administração é responsável pela orientação geral e superior das atividades da Unimed-Rio.
O Fiscal é o órgão responsável pela supervisão e análise das demonstrações econômico-financeiras, enquanto o Técnico delibera sobre aspectos médicos e éticos da Medicina. Mensalmente são promovidas reuniões de cada conselho e, quando necessário, deliberam em reuniões extraordinárias.
Em 2020, foi lançado o modelo de organograma circular, que será aplicada a partir de 2021. Este novo formato evidencia a integração das áreas da empresa e está diretamente ligado à nova cultura. A ideia é que todos os colaboradores se reconheçam como parte desse novo organismo.
Das mudanças estruturais, a novidade é a criação de quatro Gerências Corporativas (Gerência Corporativa de Gente e Gestão, Gerência Corporativa de Controladoria, Gerência Corporativa de Estratégia em Saúde e Gerência Corporativa de Operações), que na estrutura fica entre os gerentes e os superintendentes.
Com isso, a Área Financeira passa a estar ligada à Gerência Corporativa de Controladoria e a Área de Relacionamento com o Cliente está relacionada à Gerência Corporativa de Gente e Gestão.
Dentre as novas Gerências Corporativas, está a GC de Operações, que busca viabilizar a entrega da nova plataforma de serviços compartilhados, a Unimed Soluções. Seu objetivo principal será o de transformar modelos operacionais vigentes em plataformas de serviços inteligentes, integradas e de alta performance.
Com o crescimento do Grupo Unimed-Rio criamos, em 2018, nosso Código de Ética e Conduta próprio, adequado às novas e boas práticas de mercado e às leis de integridade, tornou-se mais evidente. Ele traz as diretrizes éticas da cooperativa e norteia a conduta da empresa como um todo. Seu principal objetivo é elevar, ainda mais, o nível de credibilidade entre as entidades que se relacionam com as empresas do Grupo Unimed-Rio, seus colaboradores e a comunidade na qual está inserida, produzindo um ambiente de negócios ético e produtivo.
Com o movimento do Código, também foi lançado o Canal de Integridade. Trata-se de um canal exclusivo para comunicação segura e, se desejado, anônima, de condutas que vão de encontro às diretrizes éticas do Grupo ou à legislação vigente.
As informações registradas no Canal de Integridade são recebidas pela Área de Compliance, Riscos e Auditoria, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação. Para registrar o relato, basta acessar a seção Contato > Canal de integridade no Código de Ética.