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Corredor de aplausos, teleatendimento, home office e aulas online: confira um resumo das nossas ações durante a pandemia COVID-19
NÚMEROS DE DESTAQUE
TELEATENDIMENTO
193.458

consultas online

2.752

clientes atendidos através da telepsicologia

1.420

médicos cooperados aderiram à consulta online

124.714

clientes ativos na plataforma de teleatendimento

17.965

consultas na plataforma online Psicologia Viva

12 mil

interações pelo bot do hotsite Coronavírus

11.000

pacientes atendidos pelo bot dos PAs

HOME OFFICE
INTERNAÇÕES, EMERGÊNCIA E TESTES
MUDE 1 HÁBITO ONLINE
1.000

colaboradores em home office

2.500

colaboradores participantes do DON, plataforma de desenvolvimento online

41.373

atendimentos por Covid-19 nas três emergências próprias da Unimed-Rio

110.795

testes para Covid-19 realizados (7.076 em pacientes internados e 103.719 ambulatorialmente)

6.840

internações por Covid-19 (1.244 na rede própria e 5.596 na rede credenciada)

20.000

participantes nas aulas online do Mude 1 Hábito

1.430

lives realizadas

NOSSAS HISTÓRIAS

Carlos Alberto Barbosa ficou 14 dias na UTI do Hospital Unimed-Rio e conta como foi sobreviver à Covid-19.

“Passar por aquele corredor de aplausos foi como passar por um corredor de anjos me trazendo de volta à vida.”
Carlos Alberto Barbosa

Cliente Unimed-Rio
Assista aqui

PRINCIPAIS MEDIDAS

  • Implementação de home office para toda equipe administrativa.
  • Criação de um Comitê de Crise Multidisciplinar no Hospital Unimed-Rio para redimensionar o número de leitos, intensificar os treinamentos para as equipes assistenciais e ampliar os recursos humanos e materiais.
  • Divisão da emergência do Hospital Unimed-Rio em duas, criando fluxos distintos para o paciente com Covid-19 e o paciente de outras enfermidades.
  • Suspensão temporária dos exames e das cirurgias eletivas.
  • Testagem de todos os pacientes e completo isolamento em relação aos pacientes Covid-19 internados.
  • Criação e revisão de protocolos de atendimento.
  • Convocação de médicos cooperados para trabalharem na linha de frente no combate ao coronavírus na rede própria.
  • Estruturação de logística para entrega de medicações oncológicas pelo Espaço Para Viver Melhor (EPVM) nas casas dos beneficiários a fim de evitar o deslocamento dos pacientes.
INOVAÇÃO

Início do teleatendimento para clientes, através de uma parceria com a Conexa Saúde. Foram realizados treinamentos com médicos cooperados e ampla divulgação do novo serviço aos beneficiários.

Início da telepsicologia, através da plataforma online Psicologia Viva, novo prestador da Unimed-Rio.

Criação de dois bots de acompanhamento do estado de saúde de pacientes, um para pacientes com suspeita de Covid-19 ou com diagnóstico confirmado sem necessidade de internação, após atendimento presencial nos prontos atendimentos próprios, e outro para usuários do hotsite  Coronavírus que buscam orientações sobre o que fazer no caso de suspeita da doença.  Acesse aqui.

O Instituto Unimed-Rio possui duas pesquisas em andamento sobre Covid-19: “Taxa de mortalidade e sobrevida dos pacientes com Covid-19 internados no Centro Terapia Intensiva de um hospital terciário” e “Avaliação da eficácia e efeitos adversos do uso concomitante de Hidroxicloroquina e Azitromicina no tratamento da síndrome respiratória aguda grave na Covid-19 em pacientes internados sem necessidade de terapia intensiva”.

Transformação do DON, plataforma de desenvolvimento online da Unimed-Rio, na principal ferramenta de treinamento de equipes e lideranças.

Adaptação do programa Gestação Saudável para o formato de aulas online.

ACOLHIMENTO, HUMANIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE
Dia das Mães
No Dia das Mães, as mães colaboradoras que superaram a Covid-19 gravaram um vídeo emocionante com seus familiares, que foi divulgado internamente, e aqueles colaboradores do setor de atendimento que tiveram que trabalhar no Dia das Mães, compartilharam fotos com cartazes em homenagem a suas mães.
Mensageiros do Amor
Também foi realizada a campanha Mensageiros do Amor, na qual familiares enviaram vídeos de carinho e força aos colaboradores da linha de frente no combate à pandemia.
Linha de Chegada
Promoção da ação “Linha de Chegada” para os pacientes que se recuperaram da Covid-19 no Hospital Unimed-Rio, com balões, placas com mensagens de vitória e corredor de aplausos.
Projeto Acolhimento
Criação do Projeto Acolhimento, um canal de escuta para colaboradores, através de linhas diretas com profissionais do RH formadas em Psicologia. O principal objetivo foi acolher e aliviar as tensões e ansiedades agravadas pela pandemia e consequente estresse no trabalho e na vida pessoal.
ONG Ação da Cidadania
Em parceria com a empresa de pescados Frescatto, a Unimed-Rio doou, na Páscoa, 1 tonelada de alimentos para a ONG Ação da Cidadania. A instituição distribuiu 700 kg de produtos não perecíveis e 300 kg de peixe para comunidades carentes do Rio que vinham sofrendo com a pandemia.
SAÚDE E SEGURANÇA
  • Realização de rondas, com orientação aos colaboradores quanto ao uso correto de máscaras
  • Aumento na Distribuição de EPI
  • Emissão de relatório com as não conformidades encontradas nas rondas
  • Colocação de marcação nas mesas do refeitório, evitando a proximidade entre os colaboradores
  • Implantação da entrega de saco plástico para guarda das máscaras no refeitório
  • Sinalização de distanciamento nos elevadores
  • Colocação de adesivos no chão para manter a distância na fila do refeitório
  • Colocação de dispenser álcool gel em pontos estratégicos no refeitório
  • Confecção de banner para orientação quanto ao acesso ao refeitório
  • Implantação de barreiras (acrílicos nas recepções)
  • Sinalizações de distanciamento nas recepções
  • Adequação da escala do setor frente à COVID
  • Distribuição de máscaras  para os colaboradores (campanha outubro rosa/novembro azul)
INFORMAÇÃO

No dia 17 de março, mesmo dia em que foi decretado o isolamento social no Rio de Janeiro, a Unimed-Rio lançou um hotsite especial sobre coronavírus com orientações e conteúdo multimídia para esclarecer as principais dúvidas da população. O site reúne conteúdo autoral da cooperativa e também informações de diversas outras fontes confiáveis.

Entendemos que disponibilizar informação relevante e verdadeira sobre a pandemia era urgente. Por isso, ele foi planejado, produzido e lançado em 24 horas, sendo atualizado ao longo das semanas seguintes:

Orientações, dúvidas e notícias
Iniciamos com orientações, dúvidas e notícias, sempre de fontes confiáveis, que era o mais importante naquele momento.
Bot
Depois lançamos o bot, com avaliação pelo Whatsapp, uma vez que muitas pessoas tinham dúvida se estavam ou não com sintomas de Covid-19 e se deveriam procurar um médico.
Vídeos
Em seguida veio a área de vídeos, realizando uma curadoria do que era relevante e referência, mas também com conteúdo autoral.
Podcasts
E, então, os podcasts, quando começamos a entrevistar nossos médicos cooperados, entre outros profissionais que são referências em suas áreas.
Sobre o Rio
Em setembro, foi incluída a área “Sobre o Rio”, para que os usuários pudessem ter notícias específicas da cidade.

O site contou com cerca de 350 mil visualizações únicas e 230 mil usuários em 2020.

Confira aqui.

MARCA

A Unimed-Rio, que oferecia aulas gratuitas presenciais por todo o Rio de Janeiro, passou os exercícios para o ambiente virtual. O app da Mude e as redes sociais da Arena, parceiros da cooperativa no projeto, se tornaram hubs digitais para a mudança de hábito. A programação online era divulgada diariamente nas redes sociais da Unimed-Rio.

As ações de acolhimento realizadas pela Unimed-Rio assim como enfermeiros e médicos que estavam na linha de frente no combate à pandemia ganharam os noticiários. Confira os principais veículos que contaram nossas histórias:

 

Fantástico

 

Jornal Nacional

 

RJ TV

 

RedeTVNews

 

Balanço Geral RJ (Record TV)

 

Jornal O Globo – Corredor de aplausos

 

Jornal O Globo – O dia a dia dos intensivistas

A Unimed-Rio tinha acabado de lançar sua nova campanha publicitária com destaque para sua rede médica quando o isolamento social foi decretado no Rio de Janeiro, em março. Com a pandemia, adaptou as peças passando a levar orientações sobre as medidas de prevenção.