Nenhuma outra unidade da empresa encarou, em 2020, um desafio tão grande quanto o Hospital Unimed-Rio. Mais de 10 mil pacientes com Covid-19 foram atendidos na emergência da unidade. Cerca de 1.250 ficaram internados. Ao todo, foram realizados 109 mil atendimentos.
Quando o lockdown foi decretado, em março, e os leitos no Rio de Janeiro começaram a ficar escassos, especialmente na rede privada, a Unimed-Rio, agiu rápido para se adaptar à nova realidade, ainda incerta naquela época, mas que já causava um grande número de internações e por um longo período.
A primeira medida foi a criação de um Comitê de Crise Multidisciplinar, com reuniões permanentes, a partir do qual foi elaborado um plano de ação.
As principais decisões tomadas por este grupo foram: intervenções estratégicas para o constante redimensionamento do número de leitos, de modo que nenhum paciente ficasse desassistido; incremento dos treinamentos para as equipes assistenciais, sobretudo quanto à utilização de equipamentos de proteção individual; e ampliação das equipes assistenciais e da aquisição de insumos para o atendimento da crise.
Além de prestar uma assistência de referência a pacientes infectados com o novo coronavírus, uma das principais preocupações da Unimed-Rio foi manter a excelência e a segurança dos atendimentos a pacientes de outras enfermidades. Por isso, outra medida inicial tomada foi a divisão da emergência do Hospital Unimed-Rio – porta de entrada para os casos de Covid-19 – em duas, criando fluxos distintos para o paciente com Covid e o paciente de outras enfermidades. Outra ação foi a suspensão temporária dos exames e das cirurgias eletivas, também com o intuito de garantir segurança e reserva de leitos para o atendimento da Covid-19. Mais tarde, na retomada gradual dos procedimentos cirúrgicos agendados, foram criados protocolos que envolviam testagem de todos os pacientes e completo isolamento em relação aos pacientes Covid-19 internados.
A Unimed-Rio criou ainda protocolos para a padronização do atendimento, garantindo segurança para clientes e equipes. Além disso, todos os demais protocolos assistenciais, que garantiram ao hospital o certificado de acreditação com excelência nos serviços prestados, foram revisados, de modo que nenhum padrão fosse afetado pela nova lógica de atendimento criada pela pandemia.