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Rede Própria Acolhimento, humanização e grandes desafios em um ano marcado pela pandemia
Hospital Marcos Moraes:

expansão em Oncologia

A rede própria da Unimed-Rio cresceu em 2020. Agora são sete unidades. Em julho, a Unimed-Rio expandiu a parceria com o Grupo Oncoclínicas e as duas empresas (50,01% Oncoclínicas e 49,99% Unimed-Rio Participações e Investimentos) realizaram a aquisição do Hospital Fundação do Câncer, que passou a se chamar Marcos Moraes.

Localizado no Méier, o Hospital é um centro de referência no país, combinando tecnologia de última geração e recursos humanos especializados. Oferece assistência completa, incluindo atendimento ambulatorial, diagnóstico por imagem, cirurgia oncológica, UTI, quimioterapia e radioterapia. Para saber mais, clique aqui.

A parceria com o Grupo Oncoclínicas foi iniciada em 2014, com a criação do Centro de Excelência Oncológica (50% Oncoclínicas e 50% Unimed-Rio Participações e Investimentos). Localizado na Barra da Tijuca, ao lado do Hospital Unimed-Rio, a unidade oferece tratamento oncológico com serviços de oncologia clínica e hematologia de alta qualidade. Em 2020, o Centro de Excelência Oncológica apresentou crescimento no número de atendimentos. Chegou a quase 70 mil. Para saber mais, clique aqui.

Números de destaque em 2020
Centro de Excelência Oncológica
68.477

atendimentos (2019: 56.955, 2018: 46.518)

5.734

de média mensal (2019: 4.938, 2018: 3.877)

Hospital Marcos Moraes

(ago-dez 2020)

484

internações

206

atendimentos (ambulatório de Oncologia, Quimioterapia e Radioterapia)

25.436

exames realizados

238

colaboradores

HOSPITAL UNIMED-RIO:
mais de 100 mil atendimentos em 2020

Nenhuma outra unidade da empresa encarou, em 2020, um desafio tão grande quanto o Hospital Unimed-Rio. Mais de 10 mil pacientes com Covid-19 foram atendidos na emergência da unidade. Cerca de 1.250 ficaram internados. Ao todo, foram realizados 109 mil atendimentos.

Quando o lockdown foi decretado, em março, e os leitos no Rio de Janeiro começaram a ficar escassos, especialmente na rede privada, a Unimed-Rio, agiu rápido para se adaptar à nova realidade, ainda incerta naquela época, mas que já causava um grande número de internações e por um longo período.

A primeira medida foi a criação de um Comitê de Crise Multidisciplinar, com reuniões permanentes, a partir do qual foi elaborado um plano de ação.

As principais decisões tomadas por este grupo foram: intervenções estratégicas para o constante redimensionamento do número de leitos, de modo que nenhum paciente ficasse desassistido; incremento dos treinamentos para as equipes assistenciais, sobretudo quanto à utilização de equipamentos de proteção individual; e ampliação das equipes assistenciais e da aquisição de insumos para o atendimento da crise.

Além de prestar uma assistência de referência a pacientes infectados com o novo coronavírus, uma das principais preocupações da Unimed-Rio foi manter a excelência e a segurança dos atendimentos a pacientes de outras enfermidades. Por isso, outra medida inicial tomada foi a divisão da emergência do Hospital Unimed-Rio – porta de entrada para os casos de Covid-19 – em duas, criando fluxos distintos para o paciente com Covid e o paciente de outras enfermidades. Outra ação foi a suspensão temporária dos exames e das cirurgias eletivas, também com o intuito de garantir segurança e reserva de leitos para o atendimento da Covid-19. Mais tarde, na retomada gradual dos procedimentos cirúrgicos agendados, foram criados protocolos que envolviam testagem de todos os pacientes e completo isolamento em relação aos pacientes Covid-19 internados.

A Unimed-Rio criou ainda protocolos para a padronização do atendimento, garantindo segurança para clientes e equipes. Além disso, todos os demais protocolos assistenciais, que garantiram ao hospital o certificado de acreditação com excelência nos serviços prestados, foram revisados, de modo que nenhum padrão fosse afetado pela nova lógica de atendimento criada pela pandemia. 

NOSSAS HISTÓRIAS

Dr. Luiz Fernando Simvoulidis esteve na linha de frente no combate à Covid-19 no Hospital Unimed-Rio e compartilha nesse vídeo histórias emocionantes.

“Nós vivenciamos cada luto, mas também o outro lado: o das vitórias.”
Dr. Luiz Fernando Simvoulidis

Chefe da UTI Covid do Hospital Unimed-Rio
Assista aqui

ATENDIMENTO HUMANIZADO:

Celebrando a vida

Mensageiros do Amor

No mês de abril, marcado pelo pico da primeira onda dos casos de Covid-19 tanto nas unidades de pronto atendimento quanto no que diz respeito a internações hospitalares, a Unimed-Rio solicitou a familiares de colaboradores que atuam na linha de frente do combate ao Coronavírus que enviassem vídeos com mensagens de carinho e força.

E o resultado foi emocionante, com a produção de uma série de vídeos que traziam a compilação desse material.

Linha de Chegada

Com o intuito de levar carinho e acolhimento para os pacientes que superaram a Covid-19, em um momento bastante representativo – o da alta hospitalar -, o Hospital Unimed-Rio promoveu ao longo da pandemia a ação “Linha de Chegada”. Um dos diferenciais da iniciativa foi que, além de balões e placas com mensagens de vitória, ela contou com uma faixa que simbolizava uma linha de chegada para aqueles que venceram a doença.

Tudo isso em meio a um verdadeiro corredor de aplausos, formado por integrantes das equipes assistenciais. As imagens emocionaram todos que participaram da ação, principalmente, os próprios pacientes e seus familiares e acompanhantes.

Dia das Mães

Na Campanha de Dia das Mães de 2020, a Unimed-Rio solicitou a colaboradoras mães que superaram a Covid-19 que gravassem vídeos com seus familiares. Nos depoimentos, os personagens destacaram a importância de poder desfrutar da data na companhia de quem mais se ama, principalmente, após a superação de momentos difíceis como os do ano que passou.

Em outra ação também no Dia das Mães, colaboradores dos setores de atendimento à Covid-19 do Hospital Unimed-Rio compartilharam fotos nas redes sociais da Unimed-Rio em que exibiam cartazes em homenagem a suas mães, por não poderem estar com elas naquele momento. As imagens emocionaram a todos.

Números de destaque em 2020

Os indicadores do Hospital Unimed-Rio em 2020 mostram o impacto da suspensão temporária de procedimentos. Houve uma diminuição significativa de admissões, internações, cirurgias eletivas e exames externos, uma vez que os esforços ficaram concentrados, alguns meses do ano, em atender os pacientes com Covid-19.

17.724

Admissões (2019: 22.819, 2018: 22.783)

10.291

Internações (2019: 13.478, 2018: 12.908)

6.976

Procedimentos cirúrgicos (2019: 9.773, 2018: 10.207)

74.189

Exames externos (2019: 112.748, 2018: 106.542)

109.180

Total de atendimentos (2019: 158.818, 2018: 152.440)

Satisfação Geral
0
Exames
0
Internação
0
Pronto Atendimento
Prontos Atendimentos da Unimed-Rio:

assistente virtual acompanha pacientes

As unidades de pronto atendimento da Unimed-Rio também foram fundamental no combate à pandemia. Os PAs da Barra e de Copacabana, duas das maiores emergências privadas da cidade, realizaram mais de 145 mil atendimentos em 2020. Somente a pacientes com Covid foram mais de 30 mil.

Em 2020, a Unimed-Rio criou também um bot de acompanhamento do estado de saúde dos pacientes com suspeita de Covid-19 ou diagnosticados com a doença e que não foram hospitalizados. O assistente virtual envia uma mensagem ao cliente após atendimento presencial nos prontos atendimentos próprios, incluindo o do Hospital Unimed-Rio, e faz o acompanhamento durante uma semana para saber se o paciente melhorou, piorou ou está igual. Se estiver pior, o bot indica se ele deve voltar ao PA ou se pode se cuidar em casa.

Mais de 30 mil convites para ingresso no acompanhamento da assistente virtual foram enviados em 2020. Ao todo, 11 mil pacientes (32%) aceitaram e iniciaram o atendimento. Desses, cerca de 4.500 (44%) foram encaminhados pela assistente de volta ao PA.

A campanha Mensageiros do Amor, com mensagens dos familiares de colaboradores que atuam na linha de frente do combate ao Coronavírus, aconteceu também nos Prontos Atendimentos.

Confira o vídeo aqui.

Números de destaque em 2020
PA BARRA DA TIJUCA
79.591

atendimentos (2019: 121.503, 2018: 116.571)

6.633

de média mensal (2019: 10.125, 2018: 9.714)

4,46%

de taxa de internação (2019: 2,65%, 2018: 2,51%)

32.299

exames externos (2019: 61.643, 2018: 62.727)

0
de satisfação geral
PA COPACABANA
65.740

atendimentos (2019: 113.093, 2018: 106.945)

5.478

de média mensal (2019: 9.424, 2018: 8.912)

4,39%

de taxa de internação (2019: 2,52%, 2018: 2,27%)

31.462

exames externos (2019: 56.785, 2018: 51.370)

0
de satisfação geral
Espaço Para Viver Melhor:

medicamentos são entregues a domicílio

Outra unidade que teve que se adaptar durante a pandemia foi o Espaço Para Viver Melhor, que viu o número de atendimento cair pela metade. Um dos serviços oferecidos pelo EPVM é a dispensação de medicamentos, responsável por 35% dos atendimentos na unidade. Foram cerca de 21 mil em 2020. Para evitar o deslocamento dos pacientes, a Unimed-Rio se estruturou e montou uma logística para entregar as medicações oncológicas nas casas dos seus beneficiários.

Antes da pandemia, os clientes precisavam buscar os medicamentos diretamente no Espaço, localizado em Botafogo. Ao todo foram quase 60 mil atendimentos realizados em 2020 no EPVM. O Espaço presta ainda os seguintes serviços: Reabilitação Postural, Fisioterapia, Infusão de Medicamentos, Reabilitação Cardíaca e Programa Coaching Saudável.

59.656

atendimentos (2019: 139.373, 2018: 142.180)

4.971

de média mensal (2019: 11.614, 2018: 11.848)

35%

dos atendimentos em 2020 foram para a Dispensação de Medicamentos

84%

satisfação geral

Centro de Excelência Física:

redução de 20% nos atendimentos devido à pandemia

O Centro de Excelência Física teve uma redução de 20% no número de atendimentos em 2020 em decorrência da pandemia. A unidade, uma parceria da Unimed-Rio (51%) com o preparador físico Francisco Javier González, oferece atividades de condicionamento físico através de uma metodologia que une a prática de atividades esportivas à busca de mais saúde e qualidade de vida. O espaço oferece os seguintes serviços: condicionamento físico, pilates, ergoespirometria, ergometria, fisioterapia motora, programa de exercício supervisionado, nutrição e RPG.

Para saber mais, clique aqui.

65.567

atendimentos (2019: 81.313, 2018: 70.520)

5.464

de média mensal (2019: 6.776, 2018: 5.877)