Um ano inimaginável. Eu definiria dessa forma. Nenhum planejamento estratégico poderia prever o que aconteceu. Tivemos que nos adaptar abruptamente, não somente operacionalmente, mas também emocionalmente. Somos uma empresa de médicos e cada vida salva é uma vitória. Especialmente em meio a uma pandemia global, que afetou a todos de forma individualizada, em diferentes aspectos: de saúde, social, econômico. Deixará um legado cujo conhecimento está apenas no início.
A pandemia acelerou mudanças que já estavam em curso no mundo. Na Unimed-Rio não foi diferente. Em uma semana, 97% dos colaboradores das áreas administrativas – cerca de mil pessoas – passaram a trabalhar de casa. O home office, que já vinha sendo planejado pela empresa, foi implementado com rapidez para manter os colaboradores em segurança, sem perder o foco nos resultados corporativos. Também apressamos a implementação do teleatendimento. Os clientes Unimed-Rio passaram a realizar consultas online com médicos e psicólogos sem sair de casa. Mais de 200 mil consultas foram realizadas à distância em 2020. Entre presencial e online, foram 2,5 milhões de consultas.
A Unimed-Rio também embarcou em uma transformação fundamental para um modelo mais sustentável de negócio. Expandimos. Constituímos novas empresas e firmamos parcerias em 2020, nos consolidando como um dos maiores grupos do país, mesmo tendo atuação apenas nos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Entre as novidades estão a constituição da Green Corretagem de Seguros, em parceria com a Corretora MDS, e a sociedade com o grupo Santa Celina para prestação de serviços de atenção domiciliar e ambulatório para beneficiários crônicos, bem como a prestação de serviços de saúde.
Também expandimos nossa parceria com o Grupo Oncoclínicas ao adquirirmos, juntos, o capital social do Centro de Excelência de Radioterapia e o Hospital Fundação do Câncer, que passou a se chamar Hospital Marcos Moraes, ampliando assim nossa rede própria.
Os resultados de 2020 mostram que estamos no caminho certo. Fechamos o ano com R$ 4,8 bilhões de receita, aumento de R$ 315 milhões em relação ao ano anterior. Continuamos com saldo positivo por mais um ano, com sobras de R$ 158 milhões, mais do que o dobro do valor de 2019. Um recorde histórico. O montante será destinado para diminuir o patrimônio líquido negativo. Além disso, conquistamos 263 mil novos clientes em 2020, chegando a 797 mil beneficiários.
O bom resultado, em um ano tão difícil, fez com que a Fitch Ratings, uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo, elevasse em dois níveis a classificação da Unimed-Rio, passando de BB- para BB+.